Dicionário

Mostrando 1 - 5 de 11

FASCIOTTI, Giovanni Battista Francesco

Foi um castrato da Real Câmara e da Capela Real / Imperial do Rio de Janeiro, tendo atuado também como compositor. Chegou ao Brasil em meados de 1816, após uma carreira bem sucedida na Itália, onde chegou a cantar em teatros importantes como o Alla Scala de Milão e o La Fenice de Veneza. Fasciotti foi o castrado de maior sucesso no meio teatral brasileiro, tendo mostrado, ao lado de grandes qualidades musicais, um óptimo desempenho dramático.

FASCIOTTI, Maria Thereza

(Bergamo?, 17-- ? - ?,18--?)

Soprano italiana. Era irmã e aluna do castrato Giovanni Fasciotti. É bem provável que tenha se transferido para o Rio de Janeiro em 1816, juntamente com o irmão e que, como ele, seja natural de Bergamo. Foi bastante presente nos palcos do Rio de janeiro, tomando parte de várias produções operáticas. Também atuou no Teatro São Carlos de Lisboa, no início da década de 1840. Retornou ao Brasil em meados de 1843. Não há notícias sobre seu falecimento.

FEIJÓ, Fr. Francisco Xavier

(?, 17- – ?, 17)

Em 1766, este monge beneditino era Cantor Mor no Mosteiro de Olinda, Pernambuco.

FERREIRA, Antônio

(?,? – ?,?)

Cantor atuante no Rio de Janeiro no início do século XIX. Pode-se supor que este cantor e João António Dias Ferreira (ver verbete) fossem a mesma pessoa.

Pages